SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número24Metaversos: novos espaços para construção do conhecimentoPortfólio como instrumento de aprendizagem e suas implicações para a prática pedagógica reflexiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

OLIVEIRA, Zélia Maria Freire de. Currículo: um instrumento educacional, social e cultural. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2008, vol.08, n.24, pp.535-548. ISSN 1981-416X.

O artigo baseou-se em estudos bibliográficos, objetivando mostrar quão responsável devem ser aqueles que definem os currículos escolares, os quais não são somente instrumentos educacionais, mas também artefatos influentes no social e no cultural. O currículo não é neutro, sendo veículo de conhecimentos selecionados, liga-se ao poder, à homogeneização ou à diferenciação da escola e, por isso, os educadores precisam estar atentos às implicações sociológicas e culturais, quando de sua estruturação. São apresentados vários conceitos e objetivos, que variam segundo a visão da sociedade e a ideologia vigente, do pré-moderno ao pós-moderno. Cada período possui características peculiares que se refletem no currículo e, conseqüentemente, na formação do homem. A escola é uma das instituições capazes de contribuir para que a realidade do mundo contemporâneo seja refletida, conscientizada e melhorada e o currículo é um dos instrumentos para isso.

Palavras-chave : Currículo; Estruturação; Implicações Sociais e Culturais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )