SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número24Currículo: um instrumento educacional, social e cultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

TORRES, Sylvia Carolina Gonçalves. Portfólio como instrumento de aprendizagem e suas implicações para a prática pedagógica reflexiva. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2008, vol.08, n.24, pp.549-561. ISSN 1981-416X.

Muito tem se falado a respeito de avaliação, especialmente no Ensino Superior, que tem sido alvo de duras críticas. De fato, a avaliação é assunto que merece atenção especial, no tocante ao seu estudo de forma a vislumbrar possibilidades práticas que favoreçam a aprendizagem. Neste artigo, visamos a delinear nossa experiência no uso de portfólio em um curso de Letras, em uma Instituição de Ensino Superior no interior do Estado de São Paulo. No estudo proposto e conduzido ao longo de um semestre, pudemos refletir sobre a implementação de tal inovação avaliativa, bem como suas contribuições e dificuldades. A partir das reflexões dos sujeitos da pesquisa e da professora-pesquisadora, pretendemos oferecer uma visão prática de um processo que vem sendo motivo de muitas discussões.

Palavras-chave : Avaliação; Inovação Avaliativa; Práticas Reflexivas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )