SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 issue25Formação de professores em tempos da matemática moderna: uma proposta de investigação históricaQue geometria moderna para as escolas do Brasil e de Portugal? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

WIELEWSKI, Gladys Denise; PALARO, Luzia Aparecida  and  WIELEWSKI, Sergio Antonio. Cuiabá na década de 80: vestígios da matemática moderna nas quatro primeiras séries do 1º grau. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2008, vol.08, n.25, pp.675-688. ISSN 1981-416X.

Esse artigo se caracteriza como uma pesquisa histórica sobre o ensino da Matemática em Cuiabá na década de 80. Nele descrevemos a criação do Grupo de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática (GEPEMAT) composto por professores do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) preocupados com o ensino da Matemática em Cuiabá e em Mato Grosso. Uma das ações desse grupo foi o treinamento de professores do Curso de Magistério de algumas escolas de Cuiabá e de Várzea Grande (municípios de Mato Grosso), utilizando parte da coleção de Material Instrucional de Matemática do 1º, 2º e 3º graus, elaborada por dois professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para esse artigo, utilizamos como objeto de análise o Material Instrucional de Matemática escrito para as quatro primeiras séries do 1º Grau usado no treinamento. Nesse material identificamos vestígios de tópicos da Matemática Moderna, como por exemplo, topologia, conjuntos, relações e estudo de diferentes bases de numeração.

Keywords : Ensino de Matemática; Matemática Moderna; Treinamento de Professores; Material Instrucional de Matemática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )