SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número25Formação de professores em tempos da matemática moderna: uma proposta de investigação históricaQue geometria moderna para as escolas do Brasil e de Portugal? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

WIELEWSKI, Gladys Denise; PALARO, Luzia Aparecida  e  WIELEWSKI, Sergio Antonio. Cuiabá na década de 80: vestígios da matemática moderna nas quatro primeiras séries do 1º grau. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2008, vol.08, n.25, pp.675-688. ISSN 1981-416X.

Esse artigo se caracteriza como uma pesquisa histórica sobre o ensino da Matemática em Cuiabá na década de 80. Nele descrevemos a criação do Grupo de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática (GEPEMAT) composto por professores do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) preocupados com o ensino da Matemática em Cuiabá e em Mato Grosso. Uma das ações desse grupo foi o treinamento de professores do Curso de Magistério de algumas escolas de Cuiabá e de Várzea Grande (municípios de Mato Grosso), utilizando parte da coleção de Material Instrucional de Matemática do 1º, 2º e 3º graus, elaborada por dois professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para esse artigo, utilizamos como objeto de análise o Material Instrucional de Matemática escrito para as quatro primeiras séries do 1º Grau usado no treinamento. Nesse material identificamos vestígios de tópicos da Matemática Moderna, como por exemplo, topologia, conjuntos, relações e estudo de diferentes bases de numeração.

Palavras-chave : Ensino de Matemática; Matemática Moderna; Treinamento de Professores; Material Instrucional de Matemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )