SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número25Cuiabá na década de 80: vestígios da matemática moderna nas quatro primeiras séries do 1º grauMartha Dantas: o ensino da geometria na Bahia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

SILVA, Maria Célia Leme da. Que geometria moderna para as escolas do Brasil e de Portugal?. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2008, vol.08, n.25, pp.689-699. ISSN 1981-416X.

O presente artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa maior cujo objetivo é investigar como foi a trajetória do ensino de geometria no Brasil e em Portugal, durante o MMM, e realizar um estudo histórico-comparativo. São discutidas as primeiras produções didáticas para o ensino de Matemática na abordagem moderna em relação ao ensino de geometria, nas séries finais do ensino secundário. No Brasil, analisamos um livro de Benedito Castrucci e em Portugal,o material elaborado por Sebastião e Silva. Consideramos que compreender o ensino de geometria durante o MMM no Brasil, tendo a possibilidade de dialogar com uma investigação similar em Portugal, parece-nos muito interessante: as opções e entendimentos brasileiros ganham significados novos ao estabelecermos a comparação com a realidade portuguesa.

Palabras clave : Ensino de Geometria; Movimento da Matemática Moderna; História da Educação Matemática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )