SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número25Martha Dantas: o ensino da geometria na BahiaEnsino de matemática e matemática moderna em congressos no Brasil e no mundo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

OLIVEIRA, Maria Cristina Araújo de  e  PIETROPAOLO, Ruy César. Traços de “modernidade” nos artigos de matemática da revista escola secundária. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2008, vol.08, n.25, pp.715-726. ISSN 1981-416X.

Este artigo apresenta uma análise de propostas modernizadoras para o ensino de Matemática, publicadas no período de 1957 a 1963, na Revista Escola Secundária, com vistas ao que posteriormente se configurou como Movimento da Matemática Moderna (MMM). Essa revista foi estruturada como uma instância formadora de professores, pois surge em um contexto em que a grande maioria dos professores brasileiros da escola secundária era autodidata. Nosso objetivo foi identificar conhecimentos matemáticos e pedagógicos que se destacaram como propostas de modernização do ensino dessa disciplina, acompanhando a discussão internacional sobre a modernização do ensino de Matemática no secundário, segundo a perspectiva da apropriação de tais propostas, pelos diferentes autores dos artigos analisados. Uma das propostas modernizadoras identificadas foi a relativização do ensino de geometria dedutiva, priorizando pequenas demonstrações locais a fim de destacar: as condições admitidas como válidas; o que deve ser demonstrado, chamando a atenção para o que pode ser deduzido das condições admitidas; os raciocínios efetuados para chegar a esses resultados, a partir dos dados e dos conhecimentos já incorporados. Portanto a geometria dedutiva no ginásio deveria ser encarada mais como uma iniciação aos métodos demonstrativos do que propriamente como desenvolvimento de uma teoria. Outro aspecto identificado foi a proposição para o uso de materiais didáticos no ensino de Matemática com a finalidade de proporcionar ao aluno a experimentação e verificação de propriedades e teoremas.

Palavras-chave : História da Educação Matemática; Revistas Pedagógicas; Movimento da Matemática Moderna.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )