SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número25Traços de “modernidade” nos artigos de matemática da revista escola secundáriaA apropriação da matemática moderna na Escola Técnica Federal do Paraná nas décadas de 60 e 70 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

SOARES, Flávia. Ensino de matemática e matemática moderna em congressos no Brasil e no mundo. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2008, vol.08, n.25, pp.727-744. ISSN 1981-416X.

O movimento de renovação de ensino conhecido como Matemática Moderna chegou ao Brasil na década de 60 impulsionado por reformas que estavam acontecendo em outros países. Antes disso, no início do século XX, manifestações em prol de uma renovação do ensino da Matemática já aconteciam em vários congressos internacionais e continuaram a acontecer em congressos nos anos seguintes. Muitas das reivindicações e críticas levantadas na época foram as mesmas discutidas anos mais tarde, na década de 50. Pode-se dizer que as discussões travadas nesses congressos internacionais deram impulso ao surgimento do Movimento da Matemática Moderna em todo o mundo e ainda se constituíram num fórum de debates acerca da Matemática Moderna. O objetivo deste texto é retomar alguns dos temas presentes nos principais congressos realizados ao longo do século XX que proporcionaram um aumento das discussões sobre o ensino de Matemática, culminando no início do Movimento da Matemática Moderna. Além disso, pretende-se discutir como foram os primeiros congressos sobre o ensino da Matemática no Brasil e a sua importância para o movimento.

Palabras clave : Ensino de Matemática; Congressos; Matemática Moderna.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )