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Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

PINTO, Neuza Bertoni  e  NOVAES, Bárbara Winiarski Diesel. A apropriação da matemática moderna na Escola Técnica Federal do Paraná nas décadas de 60 e 70. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2008, vol.08, n.25, pp.745-762. ISSN 1981-416X.

O estudo aborda a apropriação da Matemática Moderna na Escola Técnica Federal do Paraná, nas décadas de 60 e 70, período auge de disseminação do Movimento da Matemática Moderna, cuja finalidade era adequar a matemática escolar aos desafios impostos pelo desenvolvimento científico e tecnológico. A partir de uma perspectiva histórica, fundamentada em Certeau (1982), Chartier (1990) e Julia( 2001), o estudo constituiu suas fontes a partir de documentos escolares, localizados nos arquivos da ETFPR, além de documentos normativos, como os Boletins Informativos da CBAI (Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial) que forneciam direcionamentos ao ensino técnico no país. O estudo conclui que apesar de manter convênio com o Colégio Estadual do Paraná e participar do NEDEM ( Núcleo de Estudo e Difusão do Ensino de Matemática ), grupo que liderou e propagou o movimento no Paraná, a ETFPR não priorizou, em seus programas, o ensino da Matemática Moderna. Foram poucos os vestígios de apropriação das idéias modernizadoras do MMM encontrados no documentos analisados e confirmados nos depoimentos de exprofessores e de ex-alunos da referida escola. No auge do MMM, a cultura escolar da ETFPR foi marcada, de forma significativa, pelas iniciativas docentes voltadas à elaboração de material didático apropriado às reais finalidades dos cursos técnicos que naquele momento empenhavam-se em aproximar a matemática escolar à cultura técnica, transformando-a em ferramenta útil para a urgente formação de mão-de-obra necessária ao desenvolvimento industrial e tecnológico do país.

Palavras-chave : Escola Técnica Federal do Paraná; Matemática Moderna; Cultura Escolar.

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