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Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

CASAGRANDE, Nair. A questão agrária e a formação do educador do campo no século XXI: as contribuições da Pedagogia da Terra. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2008, vol.08, n.25, pp.765-785. ISSN 1981-416X.

O presente artigo é resultado dos estudos de doutoramento desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Tem como objetivo apresentar as contribuições da formação de educadores do campo que vem sendo realizada pelos trabalhadores do campo, organizados em movimentos sociais articulados pela Via Campesina Brasil, tendo como referência os Cursos de ‘Pedagogia da Terra’. Para tanto, apresentamos inicialmente o debate sobre a realidade da educação frente às condições da questão agrária brasileira. Posteriormente expusemos a experiência do curso de licenciatura chamado ‘Pedagogia da Terra’, desenvolvido a partir das reivindicações da classe trabalhadora em confronto nas lutas sociais do campo, onde constam os resultados da pesquisa. Finalmente apresentamos as considerações finais sobre a problemática investigada.

Palavras-chave : Questão Agrária; Educação do Campo; MST e Via Campesina Brasil; Pedagogia da Terra.

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