SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número25A questão agrária e a formação do educador do campo no século XXI: as contribuições da Pedagogia da TerraBiblioteca universitária como mediadora na produção de conhecimento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

FERREIRA, Deller James  y  SANTOS, Gilberto Lacerda dos. Avaliação das interações na aprendizagem colaborativa criativa via Web. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2008, vol.08, n.25, pp.787-800. ISSN 1981-416X.

A interatividade na aprendizagem colaborativa na Web é um vasto objeto de estudo de pesquisas recentes em educação. Vários autores inspecionaram transcrições de discussões online com o intuito de investigar a construção do conhecimento colaborativo via Web. Contudo, existem poucas pesquisas que endereçam a construção do conhecimento colaborativo na resolução de problemas que evocam a inovação, que é direcionada para a busca de uma solução criativa. Neste trabalho é proposto um método para análise de processos interativos em função da inovação, criatividade e produção do conhecimento contemplando a teoria dos atos da fala.

Palabras clave : Criatividade; Aprendizagem Colaborativa; Atos da Fala; Interatividade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )