SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número25A questão agrária e a formação do educador do campo no século XXI: as contribuições da Pedagogia da TerraBiblioteca universitária como mediadora na produção de conhecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

FERREIRA, Deller James  e  SANTOS, Gilberto Lacerda dos. Avaliação das interações na aprendizagem colaborativa criativa via Web. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2008, vol.08, n.25, pp.787-800. ISSN 1981-416X.

A interatividade na aprendizagem colaborativa na Web é um vasto objeto de estudo de pesquisas recentes em educação. Vários autores inspecionaram transcrições de discussões online com o intuito de investigar a construção do conhecimento colaborativo via Web. Contudo, existem poucas pesquisas que endereçam a construção do conhecimento colaborativo na resolução de problemas que evocam a inovação, que é direcionada para a busca de uma solução criativa. Neste trabalho é proposto um método para análise de processos interativos em função da inovação, criatividade e produção do conhecimento contemplando a teoria dos atos da fala.

Palavras-chave : Criatividade; Aprendizagem Colaborativa; Atos da Fala; Interatividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )