SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número25Avaliação das interações na aprendizagem colaborativa criativa via WebPerspectivas sobre o conhecimento do professor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

ANZOLIN, Heloisa Helena  y  CORREA, Rosa Lydia Teixeira. Biblioteca universitária como mediadora na produção de conhecimento. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2008, vol.08, n.25, pp.801-817. ISSN 1981-416X.

Neste trabalho analisamos como se dá a produção de conhecimento na universidade, por meio de professores-pesquisadores que participam de Grupos de Pesquisa, e daqueles que atuam apenas em sala de aula, e alunos-PIBIC em uma instituição de ensino superior. Essas três categorias de sujeitos estão sendo investigadas a partir do uso de serviços/produtos da Biblioteca universitária que se caracteriza como centro difusor de cultura e saber acumulado através do tempo. Estuda como se dá a relação entre Biblioteca e Conhecimento e, consequentemente, como ela contribui para a produção cientifica e atuação docente na universidade. Uma das funções da universidade é ser um espaço que permite o despertar para o pensamento crítico, o que pode ser feito tanto por meio do ensino quanto da pesquisa. O esforço empreendido nesta investigação foi para responder ao problema que integra uma investigação em nível de mestrado, qual seja: a Biblioteca universitária como centro difusor do saber, tem contribuído para a atuação docente e para pesquisa? As respostas dos sujeitos apontam para a afirmativa de que, a Biblioteca está sim contribuindo para a produção de conhecimento, por meio das diversas possibilidades de acesso a informação que disponibiliza além de serviços/produtos oferecidos a comunidade acadêmica da IES.

Palabras clave : Universidade; Conhecimento; Professores; Pesquisa; Biblioteca Universitária.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )