SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número25Biblioteca universitária como mediadora na produção de conhecimento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

GUIMARAES, Henrique Manuel. Perspectivas sobre o conhecimento do professor. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2008, vol.08, n.25, pp.819-839. ISSN 1981-416X.

Este artigo é um ensaio teórico sobre o conhecimento do professor onde são confrontadas as perspectivas de três autores - Donald Schön, Freema Elbaz e D. Jean Clandinin - destacando, em cada um deles, as principais dimensões e componentes usadas na caracterização desse conhecimento. Tomamos como ponto de partida a crítica de Schön ao modelo da ‘racionalidade técnica’ e procuramos depois mostrar que esses autores desenvolvem a idéia de um saber específico do professor como um tipo de conhecimento que tem na prática, a um tempo, a sua fonte principal e lugar de manifestação. Pretendemos, igualmente, mostrar que com a idéia de ‘conhecimento prático’ defendida - com uma natureza experiencial, situacional e pessoal - se procura evitar a sua identificação com um conhecimento meramente técnico e ultrapassar algumas dicotomias habituais no estudo e caracterização de formas de conhecimento, nomeadamente, teoria-prática, razão-emoção, objetivo-subjetivo, individualsocial, conteúdo-estrutura.

Palabras clave : Conhecimento Prático; Conhecimento do Professor; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )