SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número25Biblioteca universitária como mediadora na produção de conhecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

GUIMARAES, Henrique Manuel. Perspectivas sobre o conhecimento do professor. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2008, vol.08, n.25, pp.819-839. ISSN 1981-416X.

Este artigo é um ensaio teórico sobre o conhecimento do professor onde são confrontadas as perspectivas de três autores - Donald Schön, Freema Elbaz e D. Jean Clandinin - destacando, em cada um deles, as principais dimensões e componentes usadas na caracterização desse conhecimento. Tomamos como ponto de partida a crítica de Schön ao modelo da ‘racionalidade técnica’ e procuramos depois mostrar que esses autores desenvolvem a idéia de um saber específico do professor como um tipo de conhecimento que tem na prática, a um tempo, a sua fonte principal e lugar de manifestação. Pretendemos, igualmente, mostrar que com a idéia de ‘conhecimento prático’ defendida - com uma natureza experiencial, situacional e pessoal - se procura evitar a sua identificação com um conhecimento meramente técnico e ultrapassar algumas dicotomias habituais no estudo e caracterização de formas de conhecimento, nomeadamente, teoria-prática, razão-emoção, objetivo-subjetivo, individualsocial, conteúdo-estrutura.

Palavras-chave : Conhecimento Prático; Conhecimento do Professor; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )