SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número26Uma inversão didática nos cursos de pós-graduação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SEVERINO, Antônio Joaquim. Pós-graduação e pesquisa: o processo de produção e de sistematização do conhecimento. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2009, vol.09, n.26, pp.13-27. ISSN 1981-416X.

O trabalho trata da natureza da pós-graduação a partir de sua condição substantiva de lugar de produção do conhecimento, razão pela qual precisa atribuir centralidade ao processo de pesquisa. Dessa condição decorrem exigências epistemológicas, metodológicas e técnicas bem como práticas e posturas acadêmico-científicas a serem adotadas pelos integrantes da comunidade pós-graduanda, docentes e discentes, de modo a assegurar resultados fecundos tanto na construção de conhecimento novo como na formação de novos pesquisadores. Na abordagem da vida acadêmica na pós-graduação, destaca as questões relacionadas ao processo de orientação, do exame de qualificação e da elaboração da dissertação ou da tese. Conclui defendendo que a lide competente, criativa e crítica com o conhecimento metódico e sistemático é mediação imprescindível para se garantir igualmente o compromisso da ciência com a construção da cidadania. Assim, argumenta ainda que, além de privilegiar temáticas socialmente relevantes em suas linhas de pesquisa, os pós-graduandos, os seus docentes e o próprio Programa, como sujeito social e coletivo que é, não podem perder de vista essa finalidade intrínseca e imanente do conhecimento: contribuir intencionalizadamente para a emancipação dos homens, investindo nas forças construtivas das práticas reais mediadoras da existência histórica.

Palavras-chave : Pesquisa; Pós-Graduação; Conhecimento; Tese; Dissertação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )