SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número26Uma inversão didática nos cursos de pós-graduaçãoInterseções teórico-metodológicas entre a história do ensino e a história da matemática: discutindo a pesquisa sobre o movimento da matemática moderna índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Pesquisa interinstitucional em parceira: um espaço de possibilidades formativas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2009, vol.09, n.26, pp.47-59. ISSN 1981-416X.

A pesquisa em educação, especialmente a pesquisa interinstitucional, é uma proposta metodológica em construção e, possivelmente, continuará assim. O principal motivo que me levou a perseguir o objetivo de discutir e clarear algumas questões referentes à pesquisa interinstitucional foi a preocupação que vem incomodando investigadores e professores que decidiram desenvolver projetos em parcerias envolvendo duas ou mais instituições universitárias. Neste texto, procuro realizar um mapeamento do significado e características fundamentais, identificar algumas lições aprendidas, apresentar seus limites e possibilidades inovadoras para a formação de professoresinvestigadores. Os grupos de pesquisa interinstitucionais, dependendo de seus interesses, se identificam pela possibilidade de compartilhar problemas, experiências e objetivos comuns. A pesquisa interinstitucional entre professores-pesquisadores e alunos de diferentes instituições de educação superior tem surgido como resposta às transformações sociais, políticas, culturais e tecnológicas que colocam em discussão as formas conservadoras e individualistas de produção de conhecimento e desenvolvimento profissional de professores. As características fundamentais da pesquisa interinstitucional são: trabalho coletivo; o comum se constrói pelas diferenças; fortalecimento do papel do pesquisador e dos pesquisados; construção de rede ao longo do processo. O processo investigativo é rico em experiências.

Palavras-chave : Formação de Professores; Educação Superior; Pesquisa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )