SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número26Pesquisa interinstitucional em parceira: um espaço de possibilidades formativasO lugar da formação do professor universitário: o espaço da pós-graduação em educação em questão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

DIAS, André Luís Mattedi. Interseções teórico-metodológicas entre a história do ensino e a história da matemática: discutindo a pesquisa sobre o movimento da matemática moderna. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2009, vol.09, n.26, pp.61-79. ISSN 1981-416X.

Apresento um argumento em favor da aproximação teórico metodológica da história do ensino da matemática com a história da matemática, fundamentado na existência de uma interseção entre os processos históricos que resultaram naquilo que se convencionou chamar de Movimento da Matemática Moderna, por um lado, e um outro processo de expansão da influência científica e matemática norte-americana na América Latina, a saber, a presença do matemático americano Marshall Stone, protagonista dos dois casos. Concluo defendendo a tentativa de construção de um quadro teórico-metodológico apropriado para efetivar essa aproximação nas pesquisas históricas dos dois campos, mas trago uma restrição à utilização do conceito de cultura e da metodologia da descrição densa de Clifford Geertz concomitante com a abordagem da história cultural tal como proposta por Roger Chartier, em virtude das críticas que o próprio Chartier faz à utilização dos elementos de Geertz.

Palavras-chave : Movimento da Matemática Moderna; História do Ensino da Matemática; História da Matemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )