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Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

ESTEBAN GUITART, Moisés. La dimensión ética de la práctica profesional: evaluación de un programa formativo. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2009, vol.09, n.26, pp.91-101. ISSN 1981-416X.

A escola oficial dos psicólogos estabelece o conhecimento e o cumprimento do código deontológico como exigência essencial para o exercício profissional dos psicólogos e psicólogas em diferentes âmbitos de aplicação. O objetivo do trabalho é verificar o conhecimento dos estudantes que estão em vias de concluir o curso de Psicologia com relação a diferentes situações eticamente problemáticas, em dois momentos distintos (antes e depois de um programa de capacitação sobre ética e deontologia). A pesquisa se realiza por meio de um questionário que descreve cinco situações profissionais. Cinquenta e um estudantes responderam duas perguntas associadas a cada situação. Os resultados mostram uma melhoria significativa nas respostas após o programa educativo em éticas aplicadas. Isso indica a necessidade de desenvolver cursos de ética profissional nas universidades a fim de que os estudantes tenham as estratégias para identificar dilemas éticos e possam alcançar soluções possíveis de acordo com o código de Deontológico.

Palabras clave : Código Deontológico; Dilema Ético; Instrução Superior; Programa Formativo.

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