SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número26La dimensión ética de la práctica profesional: evaluación de un programa formativoLivro didático como assistência ao estudante índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

PINTO, Neuza Bertoni  e  MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Práticas de formação de pesquisadores da educação. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2009, vol.09, n.26, pp.103-118. ISSN 1981-416X.

O artigo discute a formação do pesquisador da educação e relata a experiência desenvolvida na disciplina Seminário de Tese II ministrada à primeira turma de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Inicialmente, analisa núcleos problemáticos das pesquisas em educação no Brasil, apontados pela literatura educacional, em seguida, descreve o processo pedagógico desenvolvido pela referida disciplina, cuja intencionalidade era propiciar um espaço de discussão coletiva voltado à formação de pesquisadores. O relato dos procedimentos adotados na disciplina sublinha a relevância de um exercício de percepção e reflexão crítica direcionado à compreensão dos elos existentes entre as abordagens de pesquisa e seus pressupostos epistemológicos, gnosiológicos e ontológicos. As análises das práticas investigativas de diferentes modalidades de pesquisa, realizadas a partir do “esquema paradigmático” proposto por Gamboa (2007), configuraram-se como elemento dinamizador das práticas investigativas dos participantes.

Palavras-chave : Pesquisa Educacional; Formação do Pesquisador; Leitura Epistemológica das Práticas Investigativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )