SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número26Livro didático como assistência ao estudanteO letramento literário e a educação de jovens e adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

CUNHA, Marta Lyrio da  e  VILARINHO, Lúcia Regina Goulart. Concepção emancipatória: uma orientação na formação continuada a distância de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2009, vol.09, n.26, pp.133-148. ISSN 1981-416X.

A pesquisa investigou como a literatura pedagógica vem abordando a formação continuada a distância de professores a partir de periódicos nacionais classificados pelo processo Qualis/CAPES na categoria indicativa de qualidade A, incluindo também os trabalhos apresentados nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e os publicados pela Revista Brasileira de Tecnologia Educacional ao longo de cinco anos (2000-2004). Dos 37 artigos encontrados e analisados verificou-se que mais da metade se alinha à perspectiva emancipatória, o que sugere um movimento de superação da visão instrumental que marcou a formação docente nos anos de 1970 e 1980. Identificou-se, ainda, a presença de significativas contribuições que podem subsidiar a (re)formulação dessa formação.

Palavras-chave : Perspectiva Emancipatória; Formação Continuada de Professores; Educação a Distância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )