SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número26Concepção emancipatória: uma orientação na formação continuada a distância de professoresViolência escolar: na escola, da escola e contra a escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

EITERER, Carmem Lucia  e  ABREU, Juliana Valéria de. O letramento literário e a educação de jovens e adultos. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2009, vol.09, n.26, pp.149-160. ISSN 1981-416X.

Este artigo pretende tratar da presença da atividade de leitura da literatura na modalidade de ensino EJA. Para isso, apresentamos a seguir um balanço do Projeto Clube de Leitura. A fim de contextualizar tais atividades e justificá-las optamos por, primeiramente, apresentar um breve panorama da EJA no Brasil. A seguir, apresentamos o Programa de Educação de Adultos da UFMG e o Proef-2, onde se desenvolveram as atividades que pretendemos relatar. Este projeto de extensão, o Clube de Leitura, proposto e coordenado por esta pesquisadora, por sua natureza, não faz parte do Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos da UFMG, mas é uma atividade independente que acontece dentro dele. Desenvolvemos durante todo o ano de 2006, atividades de leitura livre de textos literários, mediada sempre por uma bolsista, sem cobranças de provas, de produção escrita, interpretação ou mesmo controle de presença. Tais cuidados visam garantir a superação das distâncias entre livro e leitor nessa modalidade de ensino, buscando promover situações voltadas ao fortalecimento do letramento literário de um grupo de 30 jovens e adultos alunos deste Projeto de Ensino Fundamental - Proef-2.

Palavras-chave : Leitura; Literatura; Educação; Adultos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )