SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número26Violência escolar: na escola, da escola e contra a escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

RODRIGUES, Edile Maria Fracaro; GILZ, Claudino  e  JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Cultura material escolar e ensino religioso: um caminho para a formação do professor de ensino religioso. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2009, vol.09, n.26, pp.181-195. ISSN 1981-416X.

O presente artigo discute a cultura material escolar a partir de um conjunto de elementos que - direta ou indiretamente - subsidiam o processo de ensino-aprendizagem nas suas mais variadas expressões e espaços físico-sociais, como um caminho para a formação do professor de Ensino Religioso. Constata que, além de arquivos, de documentos textuais e iconográficos, de saberes produzidos pelos recursos pedagógicos e de políticas governamentais voltadas à adoção de livros didáticos para as escolas, essas mesmas fontes são também pontos de convergência de usos e sentidos educacionais. Fomenta, por isso, a necessidade de o professor de Ensino Religioso avaliar com mais propriedade as concepções pedagógicas, as práticas e os saberes vinculados aos materiais escolares utilizados nas atividades de ensino-aprendizagem. Identifica na pesquisa sobre cultura material escolar um dos meios de elucidar a complexidade inerente aos desafios da formação docente da área de Ensino Religioso, principalmente no que diz respeito à problemática da diversidade.

Palavras-chave : Cultura Material Escolar; Ensino Religioso; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )