SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número27Formação de professores de artes: reflexões sobre a inserção dos acadêmicos nos espaços profissionaisVigotski e Paulo Freire: contribuições para a autonomia do professor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

MUGNOL, Marcio. A educação a distância no Brasil: conceitos e fundamentos. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2009, vol.09, n.27, pp.335-349. ISSN 1981-416X.

Este texto tem por objetivo fazer uma análise da trajetória histórica da Educação a Distância (EAD) no Brasil. Procura destacar seus principais momentos no transcorrer do século XX e início do século XXI. Discute seus conceitos, seus fundamentos e a função desempenhada por ela na realidade social do Brasil. A EAD é apresentada como uma modalidade de ensino que acompanhou o desenvolvimento do sistema educacional brasileiro e, a partir de 1996, vem recebendo significativo apoio do Governo Federal que, por meio do Ministério da Educação, tem incentivado o seu crescimento, tanto na esfera púbica quanto privada. Iniciativas como a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) são tidas como exemplos que demonstram o interesse governamental em constituir a EAD como uma modalidade de educação capaz de democratizar o acesso ao ensino superior.

Palavras-chave : Educação a Distância; Instituições de Ensino; Ministério da Educação; Fundamentos da EAD; Cursos a Distância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )