SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número27A educação a distância no Brasil: conceitos e fundamentosA questão do corpo e sexualidade na formação docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

PETRONI, Ana Paula  e  SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de. Vigotski e Paulo Freire: contribuições para a autonomia do professor. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2009, vol.09, n.27, pp.351-361. ISSN 1981-416X.

Este artigo tem por objetivo apresentar algumas reflexões sobre a autonomia docente da perspectiva da teoria de Vigotski (principal representante da Teoria Sócio-Histórica) e Paulo Freire (representante da Educação Libertadora). Essas reflexões são parte de uma pesquisa de Mestrado que está em desenvolvimento e tem por objetivo analisar, através das falas de professores, o que eles entendem por autonomia e se a autonomia encontra-se presente nas práticas pedagógicas que desenvolvem. Acreditamos ser possível aproximar esses dois autores por possuírem a mesma base epistemológica: o materialismo histórico-dialético; além de ambos tratarem da autonomia, ou autorregulação, para Vigotski, como sendo de máxima importância para o desenvolvimento do sujeito. Os autores fazem discussões, indo de acordo com suas bases, a respeito da influência do social, do cultural na formação de um sujeito autônomo. Abre-se aqui um espaço para Psicologia e educação trabalharem juntas, no coletivo, cada qual contribuindo para uma melhor relação entre os sujeitos.

Palavras-chave : Autonomia Docente; Teorias sócio-Históricas; Desenvolvimento Humano; Auto-regularão; Educação Libertadora.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )