SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número27Vigotski e Paulo Freire: contribuições para a autonomia do professorA educação básica no Brasil: vozes de professores da rede pública e privada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

STRAPASSON, Suzana Lyra. A questão do corpo e sexualidade na formação docente. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2009, vol.09, n.27, pp.363-378. ISSN 1981-416X.

O presente trabalho tem o objetivo de esclarecer alguns aspectos da questão do corpo e da sexualidade na formação docente na perspectiva da psicologia e, para isso, o caminho percorrido é: do signo ao símbolo, do profano ao sagrado. Eros, o deus do amor, ou o próprio amor, é o representante maior da afetividade e da sexualidade. É Eros quem dá inteligência e coração à sexualidade. Eros tem duas faces, uma escura e uma luminosa. O seu lado escuro não deve ser simplesmente rejeitado ou negado, por ser desconhecido e ameaçador, mas sim acolhido e compreendido, e com isto, transformado. Para tal, precisasse de conhecimento. Não apenas do conhecimento informativo, mas de um conascimento, de um nascer com, de um emergir do conhecimento que nasce da experiência profunda do cotidiano e se mostra em palavras, gestos, tom de voz, no olhar, enfim, no corpo.

Palavras-chave : Corpo; Sexualidade; Afetividade; Eros; Símbolo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )