SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número28Una reinterpretación de la violencia en las escuelasDescrever o bullying na escola: estudo de um agrupamento de escolas no interior de Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

CARDOSO, João Casqueira. Discriminação, justiça e educação: reflexões perplexas sobre o caso português. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2009, vol.09, n.28, pp.441-453. ISSN 1981-416X.

A luta contra as desigualdades constitui certamente o centro das atenções em todos os sistemas de educação. Apesar deste objectivo generoso, a realidade do sistema português demonstra que a busca da equidade está longe de ter chegado ao fim. O regime democrático melhorou certamente as condições gerais, no que diz respeito ao acesso formal à educação. Contudo, e na prática, a segregação de classe, sexo e etnia permanece como desigualdade de facto. Este artigo discute a realidade desta situação, como tentativa para descrever os casos de desigualdade na educação mais salientes em Portugal. Como tal, a discriminação de género e de religião são sublinhados com uma atenção especial no contexto português. A contribuição realça também os limites dos conceitos legais para a luta contra a discriminação, é a necessidade de repensar instrumentos utilizados na maioria dos sistemas legais. É o caso das leis contra a discriminação, mas também das medidas de acção positiva e do mainstreaming como instrumento processual contra a discriminação no sector da educação, bem como noutros sectores essenciais para a promoção dos direitos democráticos.

Palavras-chave : Discriminação; Direito; Igualdade; Educação; Justiça.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )