SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número28Violências nas escolas e representações sociais: um diálogo necessário no cotidiano escolarImplementando práticas restaurativas nas escolas brasileiras como estratégia para a construção de uma cultura de paz índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

GOMES, Candido Alberto; LIRA, Adriana  e  PEREIRA, Marlene Monteiro. Autoridade na escola e a insustentável leveza do ser. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2009, vol.09, n.28, pp.481-496. ISSN 1981-416X.

O aumento das violências das/nas escolas, bem como a crise de autoridade, tem motivado o desenvolvimento de pesquisas, inclusive as que as relacionam com a formação inicial e continuada de professores. Parte destas analisa a socialização profissional do magistério e encontra questões, como novas faces do “choque de realidade” dos docentes. Assim, efetuou-se uma investigação sobre as percepções dos licenciandos a respeito das violências, da autoridade e do seu próprio preparo para fazer face aos problemas emergentes. Os resultados, obtidos por meio de grupos focais realizados com estudantes de magistério, confirmam a sensação de despreparo para a imersão, ainda que gradual, na prática. Um dos temas silenciados na formação e na pesquisa é a autoridade do educador, como esta se define e se mantém. Parece ser um assunto tabu, de que se fala indiretamente, por meio do “controle de classe” e da indisciplina. Esta lacuna pode conduzir ao trato inadequado da realidade e à redução do ímpeto renovador dos novos mestres. Entre as propostas dos participantes, destacam-se a construção de um gradiente teoria-prática mais adequado, o caráter mais aplicado das disciplinas e o desenvolvimento da capacidade de encontrar soluções, sem receituários.

Palavras-chave : Formação de Professores; Violências na Escola; Autoridade; Sociologia da Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )