SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número28Implementando práticas restaurativas nas escolas brasileiras como estratégia para a construção de uma cultura de pazConstruindo a autonomia moral na escola: os conflitos interpessoais e a aprendizagem dos valores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

GARCIA, Joe. Indisciplina e violência nas escolas: algumas questões a considerar. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2009, vol.09, n.28, pp.511-523. ISSN 1981-416X.

Este artigo apresenta uma análise de pesquisa no campo dos estudos sobre indisciplina e violência nas escolas, propondo alguns avanços nos processos de gestão educacional, tendo por base um conjunto de leituras teóricas e observações realizadas em um conjunto de escolas de Educação Básica, ao longo dos últimos cinco anos. Argumentamos que os problemas de indisciplina e violência solicitam uma profunda revisão em nossas visões e práticas pedagógicas, uma mudança de paradigma em termos de gestão educacional, pois colocam em questão o próprio projeto educacional, e portanto as finalidades mais amplas do ato educacional, e não somente as iniciativas e práticas dos professores. O texto desenvolve uma análise em três momentos. Inicialmente exploramos um conjunto de questões sobre indisciplina e violência nas escolas, tendo por referências estudos realizados por diferentes pesquisadores. Em seguida, argumentamos sobre a necessidade de avançar na direção de um novo paradigma na gestão educacional, em relação às questões de indisciplina e violência nas escolas. A seguir, tendo por base um conjunto de observações realizadas em um grupo de escolas, exploramos um conjunto de aspectos a serem transformados, relativos à perspectiva de mudança nos processos de gestão educacional, tendo em mente efetuar avanços no enfrentamento dos problemas relacionados à indisciplina e violência. Na última parte apresentamos um conjunto de considerações finais, destacando a importância da escola redesenhar processos de formação e priorizar ações pró-ativas baseadas no desenvolvimento de visões compartilhadas, como forma de superar fragmentações usuais nas ações relacionadas a indisciplina e violência nas escolas.

Palavras-chave : Educação; Indisciplina; Violência; Mudança de Paradigma.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )