SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 issue28A educação especial em escolas regulares: tramas e dramas do cotidiano escolarLa transformación de las tecnologías de la información y la comunicación en tecnologías de la educación: componentes de un camino incierto author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

LINS, Maria Judith Sucupira da Costa. Maturidade ética e identidade moral: a construção na prática pedagógica. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2009, vol.09, n.28, pp.633-649. ISSN 1981-416X.

Este artigo focaliza o problema de educar uma pessoa para a Maturidade Ética e a Identidade Moral. Maturidade Ética diz respeito ao ponto em que uma pessoa pode entender valores e agir de acordo com estes. Identidade Moral define uma pessoa que sabe quem ele ou ela é e que age de acordo com esta consciência. Maturidade Ética e Identidade Moral não são dons naturais e devem ser desenvolvidos por meio da Educação. Escolas devem refletir sobre programas de Educação Moral no currículo dos alunos com a finalidade de lhes oferecer a oportunidade de construir estas duas categorias. Pode ser dito que há Identidade Moral quando uma pessoa rege sua vida sobre valores morais. Identidade Moral revela que uma pessoa desenvolveu a maturidade ética.

Keywords : Ética; Educação Moral; Valores; Identidade Moral; Maturidade Ética.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )