SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número28La transformación de las tecnologías de la información y la comunicación en tecnologías de la educación: componentes de un camino incierto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

CORREA, Rosa Lydia Teixeira  e  GUIRAUD, Luciene. Possibilidades e limites de histórias de vida por meio de depoimentos orais na história da formação de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2009, vol.09, n.28, pp.671-686. ISSN 1981-416X.

A história de vida embora se manifeste como uma possibilidade de construção autobiográfica apresenta limites importantes que não podem ser descurados pelo pesquisador que a toma como procedimento de investigação (BOURDIEU, 2006), (LEVI, 2006). Bourdieu faz crítica contundente à história de vida e por isso aponta alguns limites. Este trabalho trata de proceder inicialmente à reflexão sobre essa crítica para apontar possibilidades de pesquisa de história de formação de professores por meio do uso de depoimentos orais. Tem em conta os mesmos alertas feitos ao uso da história de vida como construção historiográfica. Enfatiza a opção pelo uso de depoimentos orais em história de formação de professores, trazendo exemplos de alguns estudos que se mostraram promissores nesse sentido. São eles: (ALBUQUERQUE, 2008; CORDEIRO, 2006; KLODZINSKI, 2008; PEROBELLI, 2008). Trata-se de um estudo vinculado a um projeto de pesquisa sobre história de formação de professores que tem a preocupação de centrar seus dados em depoimentos orais provenientes de professores para corroborar ou problematizar a legislação ou os projetos e currículos de formação, incluindo e, ao mesmo tempo, atribuindo também importância ao sujeito no processo histórico. Nesse sentido, da história da formação também fazem ou fizeram parte os sujeitos que nela estão ou estiveram inseridos. Por isso eles são entendidos como fontes importantes ao lado das tradicionalmente usadas em pesquisa histórica. Busca-se, portanto, pensar sobre a importância de apreender dos sujeitos como eles desenvolveram seu conhecimento durante sua formação profissional, e como ela se vincula ao ideário em voga nos meios educacionais em se tratando de história e espaço.

Palavras-chave : Formação de Professores; Depoimentos Orais; História da Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )