SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue29Docência universitária num paradigma da complexidade: possibilidades de formação continuada no stricto sensuA docência universitária do ponto de vista do trabalho e do recrutamento de novos professores na era atual em Quebec author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

MARIN, Alda Junqueira  and  BIANCHINI, Noemi. Formação de professores, trabalho docente no ensino superior e mercado de trabalho. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2010, vol.10, n.29, pp.45-58. ISSN 1981-416X.

Esta comunicação apresenta reflexões e resultados de um estudo sobre o trabalho docente no ensino superior problematizando-os em face das novas regulamentações para formar professores por meio da educação a distância. Para tanto, são desenvolvidos argumentos pautados em três focos: a regulamentação, dados quantitativos sobre abertura de vagas nessas modalidades de ensino e considerações sobre os efeitos da implantação no Brasil. As análises são realizadas com referenciais da área das Ciências Sociais. No primeiro conjunto de argumentos são analisadas as bases legais para a modalidade de educação a distância estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996) e os posteriores decretos, portarias e resoluções, apontando os fundamentos de globalização utilizados para as ações políticas que alteraram o contexto da formação docente no Brasil. O texto apresenta argumentos pautados em dados quantitativos e espaciais no país corroborando as reflexões anteriores e apontando a massificação desse âmbito de escolaridade entre outros pontos. No terceiro foco são analisadas algumas consequências dessa implantação, apontando alterações no âmago do trabalho docente com o uso das novas tecnologias - além de alterações nas condições de trabalho e tensões já visíveis no mercado de trabalho.

Keywords : Formação de Professores; Trabalho Docente; Educação a Distância; Ensino Superior; Mercado de Trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )