SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número29Docência universitária num paradigma da complexidade: possibilidades de formação continuada no stricto sensuA docência universitária do ponto de vista do trabalho e do recrutamento de novos professores na era atual em Quebec índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

MARIN, Alda Junqueira  e  BIANCHINI, Noemi. Formação de professores, trabalho docente no ensino superior e mercado de trabalho. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2010, vol.10, n.29, pp.45-58. ISSN 1981-416X.

Esta comunicação apresenta reflexões e resultados de um estudo sobre o trabalho docente no ensino superior problematizando-os em face das novas regulamentações para formar professores por meio da educação a distância. Para tanto, são desenvolvidos argumentos pautados em três focos: a regulamentação, dados quantitativos sobre abertura de vagas nessas modalidades de ensino e considerações sobre os efeitos da implantação no Brasil. As análises são realizadas com referenciais da área das Ciências Sociais. No primeiro conjunto de argumentos são analisadas as bases legais para a modalidade de educação a distância estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996) e os posteriores decretos, portarias e resoluções, apontando os fundamentos de globalização utilizados para as ações políticas que alteraram o contexto da formação docente no Brasil. O texto apresenta argumentos pautados em dados quantitativos e espaciais no país corroborando as reflexões anteriores e apontando a massificação desse âmbito de escolaridade entre outros pontos. No terceiro foco são analisadas algumas consequências dessa implantação, apontando alterações no âmago do trabalho docente com o uso das novas tecnologias - além de alterações nas condições de trabalho e tensões já visíveis no mercado de trabalho.

Palavras-chave : Formação de Professores; Trabalho Docente; Educação a Distância; Ensino Superior; Mercado de Trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )