SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número29Formação de professores, trabalho docente no ensino superior e mercado de trabalhoAs especificidades da docência no ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

BORGES, Cecília. A docência universitária do ponto de vista do trabalho e do recrutamento de novos professores na era atual em Quebec. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2010, vol.10, n.29, pp.59-84. ISSN 1981-416X.

O texto aborda a problemática da docência universitária em Quebec, particularmente em relação ao trabalho e ao recrutamento de professores. Com base em estudos realizados pela Federação Quebequense de Professoras e Professores das Universidades Quebequenses, pela Conferência de Reitores das Universidades Quebequenses, pelo Conselho Superior de Educação, entre outros, apresenta um panorama dos desafios à serem enfrentados quanto à renovação do corpo docente nas Universidades, em Quebec, nas próximas décadas. Enfatizando as transformações pelas quais vêm passando o trabalho docente universitário assim como o seu impacto na pessoa do docente e na capacidade das universidades de renovação do corpo professoral, o texto explora as questões do recrutamento com os doutorandos, da inserção dos professores novos na carreira e das exigências acadêmicas em relação às diferentes tarefas que compõem o trabalho do docente universitário. À guisa de conclusão, aponta pistas relativamente às condições de trabalho consideradas necessárias a atrair, mas sobretudo a reter os professores novos na profissão como: melhor equilíbrio entre as tarefas docentes, conciliação trabalho-família, incentivos financeiros, entre outros.

Palavras-chave : Docência Universitária; Ensino Superior; Professores Debutantes; Carreira Universitária; Trabalho Docente.

        · resumo em Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )