SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número29A docência universitária do ponto de vista do trabalho e do recrutamento de novos professores na era atual em QuebecA interação professor-aluno em sala de aula no ensino superior: o curso de administração de empresas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

FERREIRA, Valéria Silva. As especificidades da docência no ensino superior. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2010, vol.10, n.29, pp.85-99. ISSN 1981-416X.

Este artigo é fruto de uma reflexão sobre a minha experiência como docente da educação superior e sobre as especificidades dessa docência. Inicio a reflexão por dois aspectos da docência no ensino superior que considero marcantes: a formação do profissional e o aluno adulto. Reflito também sobre os saberes pedagógicos para a docência do ensino superior, os efeitos corrosivos da burocratização pedagógica e os efeitos na desprofissionalização dos docentes. Finalizo, apresentando os desafios contemporâneos para a docência no ensino superior: 1. A educação como mercadoria; 2. A sociedade da informação; 3. A banalização do trabalho docente no ensino superior. Os desafios da docência no ensino superior provocam, muitas vezes, desgastes, juntamente com um sentimento de perda e fracasso. A banalização desse docente é velada e silenciosa.

Palavras-chave : Docência; Ensino Superior; Trabalho Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )