SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número29As especificidades da docência no ensino superiorDez anos de revista Diálogo Educacional (2000-2009): histórico e evolução índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

JARDILINO, José Rubens Lima; AMARAL, Derly Jardim do  e  LIMA, Delmário Ferreira. A interação professor-aluno em sala de aula no ensino superior: o curso de administração de empresas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2010, vol.10, n.29, pp.101-119. ISSN 1981-416X.

Este artigo tem como finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa sobre a interação professor-aluno em sala de aula. Para a coleta de dados foram utilizados os métodos qualitativo e quantitativo. O primeiro com uso de entrevistas e o segundo com questionários. Os dados da entrevista foram submetidos à Análise de Conteúdo e os dados dos questionários à Análise Fatorial. A amostra foi composta de alunos de 8º semestre dos três períodos do curso de Administração de duas universidades privadas, ambas localizadas na cidade de São Paulo. Os resultados finais sugerem que os alunos valorizam a atuação do professor que adota uma abordagem humanista na sua opção pedagógica. Nesta abordagem, o professor exerce um papel de facilitador de um aprendizado centrado no aluno.

Palavras-chave : Trabalho Docente; Ensino Superior; Interação Professor-Aluno.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )