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Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

LOPES, Maria Cristina Lima Paniago et al. Educação a distância no ensino superior: uma possibilidade concreta de inclusão social. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2010, vol.10, n.29, pp.191-204. ISSN 1981-416X.

Neste artigo discutimos a inclusão social e a educação superior a distância. Para isso, partimos de algumas definições de Educação a Distância (EAD); em seguida, traçamos um breve histórico da EAD, suas bases legais no Brasil e seus indicadores de qualidade; por fim, apresentamos alguns modelos usados no Ensino Superior a Distância, destacando como uma instituição universitária particular, que oferece cursos de graduação a distância, contribui para a inclusão social. Concluímos que, no início, a Educação a Distância era vista como algo totalmente desvinculado da educação presencial. Porém, hoje, estamos assistindo a uma aproximação no sentido de uma contribuição mútua. Ao invés de ser vista como uma rival, a EAD traz novas possibilidades de comunicação e informação, além de fazer com que repensemos nossas práticas. Portanto, as duas modalidades podem conviver em harmonia, aproveitando o que de melhor cada uma oferece.

Palavras-chave : Ensino Superior a Distância; Inclusão Social; Indicadores de Qualidade.

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