SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número30O caráter simbólico e prático da formação permanente para professoresFormação continuada de professores na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte: o que dizem as teses e dissertações (1986-2005) sobre o assunto? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

HOBOLD, Márcia de Souza  e  MATOS, Silvia Simão de. Formação continuada: o processo de incorporação das novas tecnologias de informação e comunicação no trabalho do professor universitário. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2010, vol.10, n.30, pp.317-333. ISSN 1981-416X.

A formação continuada é um processo que perpassa a vida profissional dos professores e está presente tanto nos espaços formais de aprendizagem, quanto nas experiências reflexivas decorrentes das atividades profissionais docentes. Considerando esta temática, o presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo estudar o processo de desenvolvimento profissional de uma professora universitária diante da utilização das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) na sua prática docente. A coleta de dados contemplou: 1) a identificação de diferentes aspectos relacionados ao desenvolvimento do professor nos contextos pessoal, social e profissional; 2) o relato das principais mudanças apresentadas na sua prática docente a partir do uso das TICs; e 3) o reconhecimento dos estímulos internos e externos envolvidos no processo de mudança quanto ao uso de ferramentas tecnológicas. A professora pesquisada, identificada como Ana, trabalha há 54 anos na docência, dos quais, 33 anos como professora formadora do ensino superior. Fundamentaram teoricamente a pesquisa Huberman (1992), Vygotsky (1993, 2000), Lévy (1997), Romanowski (2007), Santos (2002) e Nóvoa (2000). Os resultados apontaram para a influência de significações constituídas no âmbito pessoal e profissional, destacando-se características como aprendizado constante, investimento permanente na sua formação, atuação com foco no aluno e estudo e desenvolvimento de estratégias inovadoras para o processo ensino-aprendizagem. A prática docente da professora formadora é permeada pela abstração e generalização de conceitos apreendidos nas interações sociais, culturais e históricas. A professora demonstrou que, independente da idade, continua investindo na constituição da sua profissionalidade docente.

Palavras-chave : Formação Continuada; Ciclo Profissional dos Professores; Tecnologias de Informação e Comunicação; Prática Docente; Profissionalidade Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )