SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue30Formação continuada: o processo de incorporação das novas tecnologias de informação e comunicação no trabalho do professor universitárioEstudos sobre trabalho docente author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio  and  SOARES, Cláudia Caldeira. Formação continuada de professores na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte: o que dizem as teses e dissertações (1986-2005) sobre o assunto?. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2010, vol.10, n.30, pp.335-352. ISSN 1981-416X.

Este artigo procurou analisar as teses e dissertações produzidas, entre 1986 e 2005, sobre a Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME/PBH), tendo como foco a formação docente. As produções acadêmicas levantaram muitas críticas em relação à formação “inicial” de professores. Muitos problemas também foram citados sobre a formação continuada dos profissionais do ensino e as limitações da escola como locus privilegiado dessa formação. Por fim, este estudo enfatizou as soluções encontradas na (pela) própria RME/PBH para enfrentar os problemas relacionados ao desenvolvimento profissional de seus professores.

Keywords : Formação Continuada; Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte; Estado do Conhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )