SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número30Formação continuada: o processo de incorporação das novas tecnologias de informação e comunicação no trabalho do professor universitárioEstudos sobre trabalho docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio  y  SOARES, Cláudia Caldeira. Formação continuada de professores na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte: o que dizem as teses e dissertações (1986-2005) sobre o assunto?. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2010, vol.10, n.30, pp.335-352. ISSN 1981-416X.

Este artigo procurou analisar as teses e dissertações produzidas, entre 1986 e 2005, sobre a Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME/PBH), tendo como foco a formação docente. As produções acadêmicas levantaram muitas críticas em relação à formação “inicial” de professores. Muitos problemas também foram citados sobre a formação continuada dos profissionais do ensino e as limitações da escola como locus privilegiado dessa formação. Por fim, este estudo enfatizou as soluções encontradas na (pela) própria RME/PBH para enfrentar os problemas relacionados ao desenvolvimento profissional de seus professores.

Palabras clave : Formação Continuada; Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte; Estado do Conhecimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )