SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número30Formação continuada de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostasDocencia para facilitar el aprendizaje activo y autorregulado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

OGAY, Tania. Por uma abordagem intercultural da educação: levar a cultura a sério. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2010, vol.10, n.30, pp.391-408. ISSN 1981-416X.

A importância de se considerar a dimensão cultural da educação é reconhecida cada vez mais não somente pelos investigadores e trabalhares da educação, mas também pelos responsáveis dos sistemas educativos. No entanto, nem sempre se sabe o que isso abrange precisamente. Este artigo procura refletir sobre as diferentes facetas da dimensão cultural da educação, bem como a respeito das armadilhas que o conceito de cultura, tão difícil de definir, pode ocultar. Procurando refutar o discurso universalista que nega ou minimiza a dimensão cultural, a educação intercultural utiliza um discurso que às vezes escorrega para o culturalismo, congelando a outra pessoa em diferenças imutáveis. Para evitar a escolha da sacralização das culturas, trata-se de conceber a interculturalidade como uma dialética entre o valor da diferença e o valor de igualdade. É então possível levar em conta a cultura e, por conseguinte, a diferença cultural, sem, no entanto, provocar um fator de divisão entre os seres humanos.

Palavras-chave : Educação; Educação Intercultural; Cultura; Dialética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )