SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número30Por uma abordagem intercultural da educação: levar a cultura a sérioAs condições do ensino de filosofia no estado do Tocantins índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

PEREZ, María Victoria; DIAZ-MUJICA, Alejandro; GONZALEZ-PIENDA, Julio Antonio  y  NUNEZ, José Carlos. Docencia para facilitar el aprendizaje activo y autorregulado. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2010, vol.10, n.30, pp.409-424. ISSN 1981-416X.

Durante o desenvolvimento das tarefas do currículo, os professores podem fornecer modelos para os seus alunos e discutir com eles a aplicação de estratégias de autorregulação para a aprendizagem de situações cotidianas. Este trabalho centra-se na análise dos fundamentos conceituais de um programa baseado no enfoque processual da aprendizagem autorregulada, para ser usado em diferentes conteúdos e disciplinas de cursos universitários do primeiro ano. Examina o conceito de autoaprendizagem, a importância de incentivar a autorregulação da aprendizagem realizada pelos professores durante suas aulas regulares, de formação e desenvolvimento de competências de autoaprendizagem. Em seguida, descreve um programa de ensino para facilitar a aprendizagem ativa e a autorregulação que visa: (1) a um estudo de planejamento e (2) a estratégias cognitivas de aprendizagem, por meio da reflexão e experimentação conduzida pelo estudante.

Palabras clave : Aprendizagem; Autorregulado; Treinamento; Concorrência.

        · resumen en Español     · texto en Español     · Español ( pdf )