SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número30Docencia para facilitar el aprendizaje activo y autorreguladoA iniciação científica no ensino superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

LIMA, Márcio Antônio Cardoso. As condições do ensino de filosofia no estado do Tocantins. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2010, vol.10, n.30, pp.425-440. ISSN 1981-416X.

Em 2004, cinco pesquisadores brasileiros desenvolveram uma pesquisa por solicitação da Unesco para o mapeamento das condições do ensino de Filosofia nas diversas regiões brasileiras, em seus diversos níveis, com ênfase especial na educação média. Neste trabalho, o Estado do Tocantins somente aparece no que diz respeito à quantificação de aulas semanais de Filosofia no ensino médio, no caso, ao menos duas aulas semanais durante um ano. Diante disso, pus-me a seguinte inquirição: Quais são as condições do ensino de Filosofia, no nível médio, na rede pública de ensino do Estado do Tocantins? Objetivei, assim, com base nessa problemática, investigar entre os(as) professores(as)/trabalhadores(as), as condições do ensino de Filosofia no Estado do Tocantins na rede pública de ensino, com ênfase no ensino médio e, conseqüentemente, buscar subsídios para intervenção prática, num contexto de retorno obrigatório da Filosofia para o nível médio de ensino e, por fim, servir de auxílio à criação do curso de Filosofia na Universidade Federal do Tocantins.

Palabras clave : Ensino de Filosofia; Ensino Médio; Formação Inicial Prática Pedagógica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )