SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número30As condições do ensino de filosofia no estado do Tocantins índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

JORGE, Marcos; TELLES, Tiago Santos  e  PATROCINO, Ana Carolina. A iniciação científica no ensino superior. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2010, vol.10, n.30, pp.441-457. ISSN 1981-416X.

O objetivo deste artigo é apresentar um panorama da Iniciação Científica (IC) e do PIBIC nas universidades estaduais do Paraná, focando principalmente a Universidade Estadual de Londrina (UEL), entre 1995 e 2005. Para tanto, a partir dos Anais dos Encontros Anuais de Iniciação Científica (EAIC), é possível observar que a IC se institucionaliza de forma gradual no conjunto das instituições analisadas, e também é significativo o movimento crescente de comunicações apresentadas ao longo do período ao lado de uma relativa instabilidade no número dessas comunicações. Atualmente, as cinco universidades estaduais paranaenses estão fortemente envolvidas com projetos de IC, mas cabe destacar a primazia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da UEL.

Palavras-chave : PIBIC; EAIC; Pesquisa; Ensino Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )