SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número31Grupos de pesquisa: o acolhimento aos habitantes, visitantes e transeuntes de um ambiente virtualAs particularidades e os fatores de sucesso na colaboração a distância entre professores no âmbito do projeto Cégep em Rede índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SANTOS, Vanderlei Siqueira dos; BEHRENS, Marilda Aparecida; TORRES, Patrícia Lupion  e  MATOS, Elizete Lúcia Moreira. Formação de professores numa visão complexa com o auxílio de metodologias e dispositivos em interfaces online. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2010, vol.10, n.31, pp.521-540. ISSN 1981-416X.

Este artigo apresenta a experiência desenvolvida no grupo de pesquisa Pefop (Paradigmas Educacionais e Formação de Professores), durante o seminário de aprofundamento Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Com o objetivo de analisar a formação dos professores universitários e sua prática pedagógica à luz dos paradigmas conservadores e inovadores, definiu-se como problema de pesquisa: como propor um processo de formação continuada de professores que atenda ao paradigma da complexidade na proposição de metodologias que buscam a produção de conhecimento com o auxílio de tecnologias em interface online? Numa abordagem qualitativa, tipo pesquisa-ação, o processo foi realizado com seis pesquisadores, dois professores e quatro doutorandos em Educação. Nesse processo, optou-se por metodologias inovadoras baseadas em problematização, contextualização com visão crítica e reflexiva, por meio de produções individuais e coletivas do grupo, a partir de leitura e síntese apresentadas em postagem de mapas conceituais via online, que serviram de suporte para as discussões realizadas durante todo o processo. A partir destas produções, os participantes da pesquisa elaboraram um relato do processo, no qual descreveram a relevância da experiência vivenciada na proposição de buscar pressupostos para sugerir uma formação continuada num paradigma da complexidade com auxílio da utilização de ambiente virtual que gerou esta produção.

Palavras-chave : Formação de Professores; Paradigmas Educacionais; Metodologia de Projeto; Mapas Conceituais; Ambiente Virtual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )