SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número31As particularidades e os fatores de sucesso na colaboração a distância entre professores no âmbito do projeto Cégep em RedeEduportfolio: a tool for second language teachers índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

GUERRA, Antonio Fernando Silveira. As tecnologias educacionais na formação em educação ambiental para a sustentabilidade. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2010, vol.10, n.31, pp.561-579. ISSN 1981-416X.

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa participante desenvolvida durante um processo de formação continuada que associou a Educação Ambiental (EA) para a sustentabilidade com o uso de tecnologias educacionais, em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O processo de formação esteve vinculado a um projeto sobre materiais e tecnologias para EA com o tema gerador Sustentabilidade. Foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade (GEEAS), do Programa Mestrado em Educação da Univali, com 18 professores que utilizavam os recursos de laboratórios de informática de nove escolas da rede pública municipal e estadual de quatro municípios na região da foz do Rio Itajaí, em Santa Catarina. O processo vivenciado resultou na produção de um material multimídia sobre o tema gerador Sustentabilidade, com atividades pedagógicas usando como apoio apresentações, mapas conceituais, blogs e jogos, apresentadas como estratégias no processo ensino-aprendizagem. Nos projetos desenvolvidos nas escolas destacam-se a citação de referências utilizadas durante a formação, como Tozoni-Reis (2006), Guerra e Taglieber (2007), Guimarães (2004), Loureiro (2004), dentre outros, e a utilização das TIC e do AVA apontam para mudanças das práticas com o uso da abordagem crítica e emancipatória da EA, e um afastamento da pedagogia tradicional. A pesquisa também avaliou os obstáculos e possibilidades na apropriação do uso das tecnologias como inovação nas práticas pedagógicas. Nas falas dos professores, evidenciou-se a importância da formação no campo socioambiental, aperfeiçoamento técnico, metodológico e de inovação em relação ao uso de ferramentas tecnológicas, na prática pedagógica em Educação Ambiental.

Palavras-chave : Formação de Professores; Tecnologia Educacional; Educação Ambiental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )