SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número31As tecnologias educacionais na formação em educação ambiental para a sustentabilidadeEsperanças, receios, crenças e valores: o que está presente no imaginário do professor quando planeja sua proposta de trabalho integrando as tecnologias? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

KARSENTI, Thierry  e  COLLIN, Simon. Eduportfolio: a tool for second language teachers. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2010, vol.10, n.31, pp.581-592. ISSN 1981-416X.

Originalmente utilizado no mundo artístico, o portfólio tem ganhado considerável repercussão no campo educacional, o qual tem servido a uma diversidade de funções, tanto acadêmicas quanto profissionais. Rapidamente, ele se torna também uma envolvente ferramenta graças aos avanços da tecnologia Web 2.0, que tem aberto caminho para novos desenvolvimentos pedagógicos. O portfólio se destaca também nos programas de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira, como é testemunhado pelo Portfólio de Linguagem Europeu (European Language Portfolio - ELP), que foi desenvolvido e conduzido pelo Conselho Europeu para ser usado como uma ferramenta de suporte em linha, dentro do âmbito do Quadro Comum Europeu de Referência para a Linguagem (Common European Framework of Reference for Languages - CEF R). Nesse contexto, apresentamos o Eduportfólio, um portfólio eletrônico e flexível, que pode ser adaptado a uma variedade de contextos educacionais, incluindo o ensino da língua estrangeira (L2). Inicialmente, esboçamos um retrato do uso do portfólio na educação, incluindo as vantagens da versão eletrônica dessa ferramenta. Na sequência, apresentamos o Eduportfólio, por meio de alguns resultados empíricos que ilustram o uso dessa ferramenta para o ensino e aprendizagem da língua francesa como segunda língua (FSL).

Palavras-chave : Eportfólio; Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira; Web 2.0.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )