SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número31Eduportfolio: a tool for second language teachersHarnessing ICT to support the mixed-mode delivery framework índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

COSTA, Sirley Terezinha Golemba  e  VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos. Esperanças, receios, crenças e valores: o que está presente no imaginário do professor quando planeja sua proposta de trabalho integrando as tecnologias?. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2010, vol.10, n.31, pp.593-613. ISSN 1981-416X.

A pesquisa teve como objetivo analisar esperanças, receios, crenças e valores presentes no imaginário do professor quando este inclui as tecnologias educativas na sua proposta de trabalho. Como referencial teórico foram utilizados os trabalhos de Durand (2001), Teixeira (2000, 2004), além de autores que relacionam o imaginário à tecnologia como Felinto (2003) e Barreto (2009). Foram sujeitos dessa pesquisa os profissionais da educação que participaram da formação realizada nos anos de 2006, 2007 e 2008 dentro do Projeto Cri@tividade, parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a PUCPR. A pesquisa exploratória apontou que o papel que o professor assume diante da aprendizagem de seus alunos, por meio do uso das tecnologias educativas nos relatórios do Projeto Cri@tividade, é de uma postura bastante responsável na busca pela transformação da sua realidade, apesar de atribuir às tecnologias, em alguns momentos, um exacerbado poder de redentora dos problemas da educação. As dificuldades, sejam elas no sentido da organização das aulas, do planejamento, dos equipamentos, são resolvidas, na maioria das vezes, com criatividade e ações simples, pelo próprio professor. Isso mostra que a crença na tecnologia poderia ser utilizada no contexto de formação como elemento ativador da reflexão do professor, para que este possa reconhecer seu próprio poder e competência, por ter conseguido transformar, por meio de seu planejamento, criatividade e ações, uma tecnologia em instrumento de aprendizagem para o seu aluno.

Palavras-chave : Tecnologias Educativas; Formação do Professor; Imaginário.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )