SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número31Esperanças, receios, crenças e valores: o que está presente no imaginário do professor quando planeja sua proposta de trabalho integrando as tecnologias?Sobre algumas contradições da forma escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

KENG, Koh Noi. Harnessing ICT to support the mixed-mode delivery framework. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2010, vol.10, n.31, pp.615-629. ISSN 1981-416X.

Atualmente, para ensinar em sala de aula a geração que tem sido denominada de net, exige-se um ensino inovador e estratégias de aprendizagem engajadas de forma a sustentar o interesse dos alunos na aprendizagem. Este artigo descreve como Cingapura lançou, com sucesso, iniciativas para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em suas escolas e ainda apresenta o uso de um modelo pedagógico multiestratégico (Mixed Mode Delivery - MMD) em salas de aula, amplamente providas de ferramentas advindas das TIC. O estudo discute como as TIC são utilizadas para dar suporte ao modelo multiestratégico, no qual professores/estudantes dispõem de um vasto repertório de estratégias e ferramentas para criar um ambiente de aprendizagem mais positivo. O artigo conclui assinalando a importância do MMD como um modelo pedagógico viável para manter o interesse dos alunos no mundo da alta tecnologia.

Palavras-chave : TIC; Ambientes de Aprendizagem; Percepções e Atitudes do Aprendiz; Modelo Pedagógico Multiestratégico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )