SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue31Harnessing ICT to support the mixed-mode delivery framework“Não estou preparado”: a construção da docência na educação inclusiva author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

PEREIRA, Marcos Villela. Sobre algumas contradições da forma escolar. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2010, vol.10, n.31, pp.633-643. ISSN 1981-416X.

Este trabalho visa a colocar em questão algumas contradições que aparecem na forma escolar de um modo geral e, em particular, no fenômeno da educação brasileira contemporânea. São elas: que o direito à educação converteu-se na escolarização obrigatória, transformando o que era uma reivindicação política em uma condição compulsória, cuja desobediência é punível pela lei; e que esse modelo de educação-para-todos vem contribuindo para modelar a escola como uma “instituição total”. Pautado no resgate histórico de alguns ideais iluministas e da evolução do capitalismo contemporâneo, o artigo chega à atual realidade brasileira com o intuito de especular alguns modos de funcionamento da escola como instituição que busca emancipar e, ao mesmo tempo, controlar.

Keywords : Forma Escolar; Direitos Humanos; Instituição Total.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )