SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número31Educação continuada coletivizada como espaço de investigação da socialização de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

PORTILHO, Evelise Maria Labatut  e  HOCA, Liliamar. Integração dos elementos tempo/espaço e aprendizagem no cotidiano da sala de aula. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2010, vol.10, n.31, pp.679-692. ISSN 1981-416X.

O ensino organizado em ciclos pressupõe modificações no tempo/espaço escolar em função do processo de aprendizagem das crianças. Este trabalho apresenta os procedimentos utilizados pelos educadores em escolas organizadas em ciclos, com relação à integração tempo/espaço e aprendizagem no cotidiano da sala de aula, a partir da pesquisa realizada em escolas com o ensino organizado em ciclos. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual se realizaram entrevistas com 11 profissionais, sendo quatro pedagogas e sete professoras da 1ª etapa observar que os procedimentos utilizados pelos educadores, tanto em sala de aula como fora dela, são atividades pontuais e partem das dificuldades em relação ao processo de aprendizagem dos alunos que as professoras observam. As colocações realizadas pelas profissionais e a literatura consultada demonstram que as discussões sobre a concepção de ciclo e a questão do tempo/espaço escolar como período de formação e a aprendizagem necessitam ser retomadas para que se alcance o objetivo da formação integral dos alunos.

Palavras-chave : Tempo; Espaço; Aprendizagem; Ensino em Ciclos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )